quarta-feira, 20 de agosto de 2014

REFAZENDO A HISTÓRIA
Depois de ficar aproximadamente 40 anos longe da minha Terra Natal, Guiricema - MG, mais precisamente Valão de Guiricema, resolvi que deveria rever um pouco de tudo que ali deixei quando saí aos 19 anos de idade. Sabia que não ia encontrar nada como era antes, nem mesmo a casa onde nasci e me criei. Mas pelo menos alguns amigos e parentes que ainda lá permanecem. Sendo assim, na agradável companhia do meu irmão Sebastião Toledo, saímos cedo, numa terça feira 19/08/14, estranhando bastante as estradas, que hoje foram melhoradas, mas em conseqüência disto, deixando a gente em dúvida, na hora de encontrar as casas. Mas tudo bem. Não demorou muito, encontramos a primeira pessoa e, para nossa alegria, uma irmã do nosso pai Sr. Sinflorino Toledo da Silva, a tia Tuta, assim carinhosamente chamada por todos, cujo nome de Batismo é Dalsina Toledo da Silva. Um forte e longo abraço...Quanta saudade! Conversamos um pouco, recordamos os nomes dos primos, alguns eram ainda criança quando deixei minha terra. Fotos para registrar o encontro e um delicioso cafezinho com biscoitos...
Meu irmão Sebastião Toledo e tia Tuta
Amei esta minha foto com a tia Tuta

 "Vamo que vamo" porque a estrada é longa...a História também...
Andando mais um pouco chegamos à casa da tia Geni, viúva de um  tio meu, o Belarmindo Toledo (tio Bilim), que a gente fala. Logicamente já falecido. Fizemos então uma foto e ainda pude fotografar uma lembrança muito especial, um quadro dos meus avós paternos o Sr. Joaquim Toledo (Quinca Toledo) e Dona Joaquina (Madrinha Quininha). Fiquei ainda sabendo que o meu bisavô se chamava José Faustino Toledo e a minha bisavó Maria Rosa Toledo, abrindo possibilidade de descobrirmos mais detalhes sobre outros Toledos de nossa família. 
Tia Geni me falou também do tio Adegício Toledo da Silva,
lamentavelmente, já falecido. São as surpresas desagradáveis da vida que a gente encontra e só podemos nos confortar através de suas boas lembranças e fotos. Coloquei portanto esta foto de um postal dele que ela me deu.

Foto com minha tia Geni 


6 comentários:

  1. Boa noite Osvaldo, vim lhe agradecer a visita que me fez no Google. Fiquei feliz de saber que somos conterrâneos. Nasci em Tuiutinga, filha de Antônio Arruda. Parabéns pelo seu blog. Suas músicas são lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, minha amiga, meu pai é compadre de Antonio Arruda. Sempre foi um grande admirador do seu pai e toda nossa família também.

      Excluir
  2. Boa noite Osvaldo, vim lhe agradecer a visita que me fez no Google. Fiquei feliz de saber que somos conterrâneos. Nasci em Tuiutinga, filha de Antônio Arruda. Parabéns pelo seu blog. Suas músicas são lindas!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Osvaldo. Meus bisavós também eram da região de Guiricema, Visc Rio Branco e se chamavam José Faustino Toledo e Maria Rosa da Silva. Minha avó era Idalina Eugenia de Toledo que morreu muito jovem em 1926 e era casada com Felicio Manoel( que era filho de Maria Barbieri/Maria Barbara e Giovani Emanuel Giulini/João Manoel Julinho-nomes abrasileirados e nomes em italiano) Vou procurar mais informações. Talvez sejamos parentes, caso os nomes não sejam homonimos. Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vc acho que é de minha famílias ! Meu bisavô era juaquim Soares de Souza Lima e Maria Graciana e filho dele era Arquimedes de Souza Lima casado como Maria Manoel Soares filha de Idalina Eugênia.meu e-mail tania-cf@hotmail.com.

      Excluir