sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

JOAQUIM TOLEDO (QUINCA TOLEDO
Vovó Joaquina e Vovô Joaquim Toledo (Quinca Toledo)

Depois de ficar aproximadamente 40 anos longe da minha Terra Natal, Guiricema - MG, mais precisamente, Valão de Guiricema, resolvi que deveria rever um pouco de tudo que ali deixei, quando saí aos 19 anos de idade. Sabia que não ia encontrar nada como era antes, nem mesmo a casa onde nasci e me criei. Mas pelo menos alguns amigos e parentes que ainda lá permanecem. Sendo assim, na agradável companhia do meu irmão Sebastião Toledo, saímos cedo, numa terça feira 19/08/14, estranhando bastante as estradas, que hoje foram melhoradas, mas em conseqüência disto, deixando a gente em dúvida, na hora de encontrar as casas. Mas tudo bem. Não demorou muito, encontramos a primeira pessoa e, para nossa alegria, uma irmã do nosso pai Sr. Sinflorino Toledo da Silva, a tia Tuta, assim carinhosamente chamada por todos, cujo nome de Batismo é Dalsina Toledo da Silva. Um forte e longo abraço...Quanta saudade! Conversamos um pouco, recordamos os nomes dos primos, alguns eram ainda criança quando deixei minha terra. Fotos para registrar o encontro e um delicioso cafezinho com biscoitos...
Meu irmão Sebastião Toledo e tia Tuta
Amei esta minha foto com a tia Tuta

 "Vamo que vamo" porque a estrada é longa...a História também...
Andando mais um pouco chegamos à casa da tia Geni, viúva de um  tio meu, o Belarmindo Toledo (tio Bilim), que a gente fala. Logicamente já falecido. Fizemos então uma foto e ainda pude fotografar uma lembrança muito especial, um quadro dos meus avós paternos o Sr. Joaquim Toledo (Quinca Toledo) e Dona Joaquina (Madrinha Quininha). Fiquei ainda sabendo que o meu bisavô se chamava José Faustino Toledo e a minha bisavó Maria Rosa Toledo, abrindo possibilidade de descobrirmos mais detalhes sobre outros Toledos de nossa família. 
Tia Geni me falou também do tio Adegício Toledo da Silva,
lamentavelmente, já falecido. São as surpresas desagradáveis da vida que a gente encontra e só podemos nos confortar através de suas boas lembranças e fotos. Coloquei portanto esta foto de um postal dele que ela me deu.

Foto com minha tia Geni 
Foto de Casamento da Tia Geni e Tio Bilim

Tenho a intenção de colocar fotos de todos os meus tios que ainda estão vivos como estas da tia Tuta e tia Geni. Pretendo visitar todos, se Deus quiser, e tirar uma foto ao lado de cada um. Mas consegui aqui uma fota da minha prima Euzébia, filha da tia Zizinha, e achei por bem postá-la. Assim meus amigos e leitores deste Blog, já vão conhecendo a imagem de mais estas irmãs de meu pai: - Tia Tuta, tia Maria, tia Fiinha, tia Alaíde, tia Geni e tia Zizinha. Esta foto é da comemoração do aniversário da tia Alaíde. 



















TAMBÉM MUITO QUERIDOS sãos estes dois tios: O casal Tio Chiquito Pereira e Tia Adalgisa Toledo. Temos muitas lembranças boas deles. Sempre que nos visitavam levando seus filhos, nossos primos, para brincar com a gente, algumas vezes a condução era um Carro de Boi, outras vezes uma Charrete. Todos chegavam muito alegres e nós passávamos o dia todo brincando, enquanto nossos pais colocavam as conversas em dia. Tempo bom, que nos traz muita saudade.


Tio Chiquito e Tia Adalgísia

Aqui falo também de meus Pais: Sr. Sinflorino Toledo e Dona Alzira Toledo, sendo Papai filho do vovô Quinca Toledo e Mamãe filha do vovô Faustino Cândido Toledo, portanto, primos em primeiro grau. Pessoas de uma humildade incrível que gozaram de uma grande amizade com todos os vizinhos e moradores da região do Valão de Guiricema, Cruzeiro, Tuiutinga, outras localidades e também com os moradores da Cidade de Guiricema - MG. Para nós filhos não há felicidade maior em saber que todos que conviveram com nossos pais são unânimes em dizer que eram humildes, honestos, trabalhadores e honrados. E isto é motivo de orgulho para todos nós que somos filhos, que os amamos e carregamos conosco tanta admiração por eles. 






Esta Música Revendo Minha Terra, minha e do meu irmão Francisco Toledo, fala de coisas bonitas que vivemos  em nossa Região e passou a ser um Marco inesquecível em nossa memória. Ela relata nossa simplicidade e o jeito amigo de nossa gente. Ela nos traz lembranças reais do povo de Guiricema. Achei que ela deveria ser incluída também neste contexto. 
Passando em São Domingos de Guiricema, lembrei-me de uma tia muito querida, a Tia Zizinha. É também uma das irmãs de meu pai. O seu esposo é o Francisco Pereira (Chico Pereira), já falecido. A casa onde ela mora, antes era uma Fazenda Grande, com Engenho de moer cana, para fazer deliciosas rapaduras. Mas o que eu mais gostava é quando, passando lá, eles estavam apurando a garapa da cana, fervendo-a em uma tacha grande de cobre. Assim que o caldo chegava ao ponto de melado, eu pedia logo um caldeirãozinho (de melado) e eles prontamente me davam pra eu levar para casa de meus pais, no Valão de Guiricema e a gente comia com mandioca cozida, era muito bom. Não podia mesmo perder a oportunidade de registrar este agradável reencontro, com uma foto ao lado da minha Tia Terezinha Toledo Pereira (a Tia Zizinha)

 

* Hoje falo um pouquinho mais da nossa História. 
Vizinhos nossos, no Valão de Guiricema, tio José Faustino Toledo e tia Carlita. Pais de muitos filhos e todos muito humildes e trabalhadores. 
A casa do tio Zezé era sempre uma opção de passeio pra gente. Nos dias santos e feriados a gente logo lembrava de ir jogar bola com os meninos do tio Zezé e tia Carlita. Às vezes acontecia da gente acertar uma bolada na Cristaleira que ficava na sala, quebrando alguns vidros e objetos... Mas, com uma boa conversa dos nossos pais, tudo se ajeitava. Íamos também em muitas festas juntos. Sempre fomos muito amigos, nos momentos de alegria e nas dificuldades também. Graças a Deus, temos muitas lembranças inesquecíveis.
Há uma particularidade aqui: O tio Zezé é irmão da nossa mãe Alzira Toledo e a tia Carlita irmã do nosso pai Sinflorino Toledo da Silva. Portanto vocês verão esta mesma foto e texto na História que faço do Vovô Faustino Cândido Toledo e do Vovô Joaquim Toledo (Quinca Toledo). Certamente vocês já perceberam também que somos primos em primeiro grau.








*Prosseguindo a caminhada chegamos à Fazenda onde morou e criou seus filhos, o nosso Avô Paterno Sr. Quinca Toledo. Já sabendo que a antiga casa não mais existia, fora desmanchada e em seu lugar construída outra, onde hoje morra o tio Nério Toledo da Silva, sua esposa tia Lourdes e filhos. Lá encontramos um pé de laranja da terra, carregado de laranjas maduras e pudemos matar saudade, chupando laranjas diretamente do pé. Depois, na varanda, meu irmão Sebastião, eu, tio Nério e tia Lourdes, tomamos café enquanto conversávamos descontraidamente, e ele falava coisas engraçadas, como sempre foi seu jeito de brincar com tudo. Na conversa ele nos falou de uma Relíquia muito especial: O Carro de Boi, que o Vovô Quinca Toledo transportava os mantimentos da Fazenda nele, que ele ainda usa até hoje e que está super conservado. Não perdemos tempo. Colocamos alguns bois no carro  e o fotografamos, pra ficar também presente em nossa História. Nesta primeira foto, o tio Nério carreando no velho carro de boi, coisa que ele sempre soube fazer muito bem. Depois de um cafezinho em família seguimos em frente. (Continua ref. Historia 2)
V


7 comentários:

  1. ola Osvaldo Toledo, meu nome e Luzia Santos do nascimento. Sou da familia bicalho, prima da Zica toledo, e do marido da Maculada.
    Estava com a minha neta pesquisando São Domingos(MS) quando me deparei com uma foto da tia Geni e o tio Bilim, cliquei na foto, entrei no site e reconheci as pessoas como a Tia Zizinha, Tia Fiinha, Tia Tuta...
    Sou filha de Maria Bicalho, mas conhecida como Maria Leme(ja falecida), minha irmã e Irene, meus irmãos são Olicio, Aloicio e Zeze.
    espero poder voltar a Minas Gerais e re-encontrar todos vocês.
    beijos e abraços, LUZIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me Luzia, por só ver hoje.
      Acredito que tenha mesmo parentes de seu em Guiricema. O certo é vc vir e procurar pessoas mais velhas que ainda estão morando em por lá.
      Tia Zizinha mesmo está vive em com boa memória. Tem também o Zé Davi Ervilho que é presidente do Sindicato Rural de Guiricema ele deve ter cadastro de muita gente de sua família.
      Sintoniza a Rádio Colina FM e pega contato do Zé Davi
      Um abraço!

      Excluir
  2. Olá Osvaldo Toledo,sou neta de sebastiana Eloy Bicalho e Vicente lemos dos santos ,bisneta de franquilino lemos dos reis e hylarinda Eloy Bicalho ,Tudo que tenho e a certidão de casamento deles que encontramos nos cartórios de guiricema mg e sabemos que temos parentes que ainda reside em guiricema.Estamos a procura da nossa parentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica,
      Você deve entrar en contato co Zé Davi Ervilha em Guiricema. Ele é Presidente do Sindicato Rural de Guiricema. Aos domingos ele faz um Programa na Rádio Colina FM de Guiricema - Porteira Aberta é o nome do Programa dele. Sintoniza a Rádio Colina Fm Guiricema MG e vc vai ter os contatos dele.
      Um abraço!

      Excluir
  3. Meu nome e Silvano Pedro, filho de José Alves Filho, Apelido de Ze Arvim .Ele já falecido, meus avós paternos Jose Alves Junior e Regina Ferreira de Araújo. Ela Irma do Tio Roberto Ferreira..São Domingos de Guiricema.hj moro em Uba.Mg mais sei pouco deste parentes Deus região..tenho muitas saudades porque e terra onde nasci Valao de Guiricema. ..

    ResponderExcluir
  4. Eu Mari das graças Toledo filha do tatao Toledo ma casei estou morando numa sidade pequena no estado de São Paulo perto de Bauru estou com saudade dos meus tios Antônio Toledo do irmão o casadinho

    ResponderExcluir