domingo, 9 de dezembro de 2018

Árvore de Natal
Árvore de Natal deveria ser assim:
Os pais, o Tronco e os filhos os galhos.
Os pais, pais de verdade: pessoas cuidadosas com o dever, pessoas de Deus, honestas, compreensivas, justas, que até não falassem tanto, mas que atuassem mais pelos seus exemplos de experientes formadores de seres humanos. Que tivessem um coração maior que suas idéias e que buscassem na luz maior de Deus a sabedoria, o discernimento na hora difícil de aconselhar, discutir, dialogar, refletir com os filhos para resolverem os pesados problemas de família que em geral são muitos.
Os filhos, com pais do perfil acima mencionados, seriam bons filhos, pois Jesus disse que pela árvore se conhece os frutos. Então, bem unidos, esta Árvore de Natal estaria apta a produzir todos os frutos que precisamos para edificarmos nossa verdadeira felicidade. E tudo que fizéssemos em harmonia, paz, amor, seria como luz a irradiar, iluminando nossa casa, contagiando outras famílias, que seguindo nosso exemplo pudessem somar conosco na construção de um mundo melhor.
Os ornamentos desta Árvore de Natal deveriam conter frutos de Amor, Compreensão, Respeito, Confiança, Lealdade e outros mais. Porém, um fruto que ninguém sabia que ele ia se tornar o fruto mais importante nos últimos anos, não pode  faltar: - O FRUTO TEMPO... Quantos filhos, filhas, esposos, esposas, pais, mães estão carentes deste tempo!...Quantos conflitos, quantos problemas deixariam de existir se as pessoas dessem tempo ao tempo!
A tecnologia acelerou todo nosso processo de vida. Falamos com o mundo em questão de segundos e minutos... Não há tempo para pensar... Queremos velocidade cada vez maior em nossos meios de locomoção... Em nossas empresas queremos cada vez mais produção, esquecemos até de avaliar a capacidade de raciocínio de nossos funcionários. Enfim, perdemos a paciência de ouvir as pessoas. Em muitas casas, há uma dificuldade enorme de encontrar tempo para uma boa conversa, um jantar em família, um compartilhamento de idéias... Normalmente é cada um no seu canto, no seu computador, na televisão, etc. Esquecemos que o coração não é TECNOLÓGICO. Ele está em nós para armazenar sentimentos de gratidão, de afeto, de reconhecimento e de solidariedade. Que bom se em cada Natal nossas Árvores fossem GENTE. Árvores vivas repletas de frutos para o melhoramento primeiro de CADA UM de nós mesmos, depois de nossas FAMÍLIAS, de nossa CIDADE, do nosso PAÍS e até do MUNDO... É utopia? - Não.  É sonho que pode se tornar realidade. Depende de cada um de nós. Osvaldo Toledo

Um comentário:

  1. Освальдо Толедо! ...
    Вы выразили замечательную мысль! Разделяю ее с Вами,приветствую и желаю вам истинного счастья и чтоб ваши труды освещали ваш дом, да...
    Это красиво сказано!

    ResponderExcluir