segunda-feira, 4 de novembro de 2013

    COISAS  DA ALMA

"Bença Pai, Bença Mãe"!
_ Deus te abençoe, meu filho!

Isto era o melhor começo de um dia. Começávamos com a Bênção de Deus, através de nossos pais, que é uma recomendação Bíblica. Tínhamos muitos problemas, dificuldades, que é natural. Em alguns períodos a casa quase caía. Mas a força maior daquela Bênção nos confortava, dando coragem para reagirmos e a crise passava. 
Outra coisa, a gente trabalhava desde os 7(sete) anos de idade. Cada um tinha a sua obrigação: tratar de porcos, galinhas, prender bezerros...Íamos também para a roça, antes e depois que voltávamos da Escola. Papai dosava o trabalho pra gente de acordo com nossa capacidade e ficávamos todo o tempo possível com ele. Era muito bom porque isso estreitava nosso laço de amizade. A  gente conversava. Havia muito diálogo entre nós. O aprendizado de como viver a vida foi fundamental. Considero que foi um modo simples que nos mostrou como viver a honestidade, a verdade, enfim cumprir o dever de um bom cidadão.
Não quero generalizar. Existem sim, ainda hoje, boa formação. Famílias muito dignas, que conhecemos.
Mas há, sem dúvida alguma, uma falta de diálogo entre os membros de milhares de famílias que dá medo.
Isso tem enfraquecido demais o conceito de Família. Muitos esqueceram  a sua importância.
A falta de ocupação dos filhos contribui  muito para os desencontros em casa. Enquanto os pais trabalham os filhos vadiam. E todos sabem deste ditado "Mente vazia, oficina do diabo". A folga dos jovens e adolescentes serve para eles se agruparem para futilidades. Então vem as más influências e os levam para o vício, sexo pré-maturo, promiscuidades, que todos já sabem o que acontece. 
Os pais cansados, estressados do trabalho, muitas vezes nem querem conversa. O relacionamento vai diminuindo, aumentando o espaço para os conflitos e revoltas, comuns nos dias de hoje.
Então, não é hora de  pararmos?...  Pensarmos?...E buscarmos solução urgente?
A FAMÍLIA é o lugar onde tudo começa. As pessoas mais ilustres, mais bem sucedidas, vencedoras, vêm de uma família.
Assim como os infelizes, que cometem os maiores absurdos, as maiores atrocidades vêm igualmente de uma família.
O MUNDO ESTÁ CARENTE DE PESSOAS BOAS, QUE BUSCAM AS BÊNÇÃOS DE DEUS E DOS PAIS PELA MANHÃ. VAMOS NESSA?
                                                                                                    Osvaldo Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário